Dicas Sobre o Pente Fino do INSS

Anualmente, a Previdência Social realiza o famoso “pente fino”, para isso seguem algumas dicas importantes para você estar preparado caso seja chamado:

1 – Mantenha suas informações pessoais atualizadas:

A fim de o INSS te encontrar, se você for um dos chamados para o pente fino, seus dados precisam estar corretos.

Caso você seja chamado, o INSS vai enviar uma correspondência para o seu endereço, aquele que consta no seu cadastro, por isso, mantenha seus dados sempre atualizados junto à autarquia.

2 – Não compare seu caso com o de outras pessoas:

Cada situação de aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente) e auxílio doença (auxílio por incapacidade temporária), é um caso diferente do outro, pois não é a doença que te dá direito a aposentadoria por invalidez ou auxílio doença, mas sim a sua incapacidade.

Se você for chamado no “pente fino”, não poderá apresentar os documentos de outra pessoa, então preocupe-se somente com o seu problema.

Dessa forma, uma pessoa pode ter uma doença que a deixou totalmente incapaz, mas seu vizinho, que tem a mesma doença, está trabalhando feliz.

Por isso, não podemos comparar seu caso com o de outro.

3 – Mantenha seu tratamento médico e sempre guarde toda a documentação a respeito:

Se você recebe auxílio doença (auxílio por incapacidade temporária) ou a aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente) é porque está incapacitado (a) de alguma maneira.

A doença que te incapacitou, ou tem tratamento para a melhora, ou tem tratamento para o controle, por isso, não abandone o tratamento!

Além disso, guarde sempre receitas, notas fiscais de compra de medicamentos, laudos de exames e relatórios médicos.

Caso não possua relatórios médicos, receitas e exames atualizados para apresentar em uma perícia do “pente fino”, o perito pode entender que você parou o tratamento e, por isso, está ótimo e pode trabalhar.

Caso seja chamado (a) no pente fino você passará por uma perícia e terá que apresentar seus documentos pessoais, além de toda a documentação médica atual, por isso a importância de mantê-los sempre atualizados.

4 – Não vá sozinho (a) no dia da perícia:

Se por acaso, for chamado (a) no pente fino, no dia da perícia vá acompanhado de alguém de sua confiança.

Você sabia que pode pedir para esta pessoa te acompanhar na perícia?

Ao chegar no INSS para a perícia, peça o formulário de solicitação de acompanhamento e entregue ao médico preenchido na hora que for chamado (a).

Se você tiver dificuldade de lembrar detalhes do seu problema, ou do seu tratamento, especialmente se for problema psiquiátrico, você deve ter alguém com você nesta hora.

5 – Caso seja reprovado no pente fino, procure um advogado especialista na área:

O pente fino do INSS tem o objetivo de cortar benefícios concedidos de forma fraudulenta ou indevida.

Porém, muita gente teve seu benefício cortado, indevidamente, pelo INSS, mas no recurso ou na justiça o conseguiu de volta.

Você não precisa ter advogado para recorrer, nem mesmo para alguns processos na justiça, mas estar assistido (a) por um especialista no assunto seguramente te dará mais chances de sucesso.

O advogado especialista analisará o caso e poderá apresentar recurso administrativo, ou seja, no próprio INSS ou, caso necessário, através de processo judicial, pois ele saberá qual a lei aplicável ao seu caso, e os melhores argumentos e provas para conseguir seu benefício de volta.

Então, caso tenha algum benefício cortado ou indeferido pelo INSS, procure um advogado especialista no assunto para te auxiliar.

Gostou desse artigo? Compartilhe:

Facebook
Twitter
Whatsapp
Linkdin
Telegram

Deixe seu comentário

O assunto te gerou dúvidas? Precisa de ajuda?

Entre em contato com um especialista clicando abaixo

Entre em Contato

Trazemos a proposta de um modelo inovador, focado no atendimento híbrido, sendo digital e presencial. Nosso modelo busca simplificar os processos e trazer mais comodidade no atendimento ao público.

Copyright © 2025 Carla Menegat Advocacia
Powered by: